Quadricíclos: versatilidade para todo terreno no trabalho e lazer
Acreaovivo.com
Tempestades
23°MIN 30°MAX
Rio Branco, AC

Domingo, 31 de Julho de 2016 às 12:54 - Atualizado em Segunda-Feira, 01 de Agosto de 16 às 11:21

COMUNICAR ERRO

Quadricíclos: versatilidade para todo terreno no trabalho e lazer

No Acre, os quadricíclos chegaram no passado em trazidos pela prática do esporte, através de eventos como os enduros e rally, com destaque para o Rally Bolpebra, circuito realizado no Brasil, Bolívia e Peru. Mas aos poucos foram ganhando espaço, não só para uso em passeios e esporte, substituindo animais de carga e da lida na zona rural ou até mesmo como equipamento para auxiliar nos trabalhos braçais em campos e fazendas.

Até bem pouco tempo, com o aumento da demanda, era comum fila de espera do equipamento nas concessionárias, mas graças à aposta que o Grupo Star, concessionárias Honda para estado do Acre, fez com investimentos promocionais no produto, a fabricante Moto Honda da Amazônia passou a priorizar o estado, atendendo alta demanda dos clientes com o modelo Quadricíclo Honda TRX 420 FourTrax, fabricado em Manaus.

Em visita ao Acre, Tiago Nascimento, representante do departamento de vendas diretas da Honda, explicou que os quadricíclos vêm ganhando espaço no mercado profissional, não somente no segmento agrícola, mas em outros segmentos. “Isso até tem sido um foco, não somente meu, mas de toda a Honda no Brasil. Toda visita que realizamos, sempre observamos em quais realidades podemos colocar os quadricíclos para serem utilizados. Hoje observamos quadricíclos em aeroportos, náuticas, em pesqueiros, em clubes de futebol, enfim, temos tentado fazer um trabalho de ampliar a utilização desse produto e não deixar somente para o uso para lazer, que é ainda a principal demanda desse produto. Atualmente entendemos que o segmento lazer anda com suas próprias pernas e esse é o nosso trabalho, direcionar ele para o uso profissional”.

 

Tiago Nascimento (E) fez um teste drive do TRX 420 FourTrax na floresta da APA do Amapá guiado pelo empresário Marcelo Dias.

O consultor da Honda aprovou a política de vendas da concessionária Star Motos: “O grupo Star Motos vem fazendo um ótimo trabalho e estamos bem representados. Agora temos o desafio de direcionar para as forças policiais, bombeiros e outros segmentos de serviços, já aprovado em outras experiências no Brasil, para monitoramento e patrulhamento”, destacou.

Tiago Nascimento destacou os benefícios dos quadricíclos em trabalhos profissionais, cujos acessórios são fabricados para os veículos por empresas parceiras e que desenvolvem tais ferramentas que facilitam os trabalhos, com maior especificidade no campo: “Apesar de não existirem implementos para quadricíclos para o uso profissional da nossa própria marca, a Honda possui parceiros no mercado, que desenvolvem peças para quadricíclos. Falamos desde uma carretinha, coletores para realizar trabalhos em solo, adubadoras que saem espalhando sementes em plantações, entre outros implementos. Temos hoje mais de 13 fornecedores parceiros que fabricam algum tipo de implemento acoplado no quadricíclos para alguma atividade específica”, explicou.

 

O quadricíclo vem sendo amplamente utilizado com implementos em atividades rurais, aumentando a produtividade e facilitando o trabalho em fazendas e chácaras.

No Acre, o empresário Osvaldo Dias, diretor do Grupo Star, também avaliou a necessidade de utilização das carretinhas para o transporte não só de cargas, mas para o transporte do próprio quadricíclo puxado por uma camionete ou outro veículo. Como os modelos de carretinhas fabricados no estado eram frágeis, sem segurança e sem capacidade de peso, além não caber o quadricíclo dentro da carretinha, o empresário decidiu fabricar modelos que suprimisse a demanda.

“Hoje compramos os kits de eixo, rodas, pneus e molejo e fabricamos a estrutura, criando uma versátil carretinha de transporte de até 385kg que é a capacidade de carga que o quadricíclo puxa. Atualmente fabricamos uma média de três carretinhas por mês, com um preço bastante acessível. Nossa carretinha transporta o quadricíclo até a porta da fazenda ou entrada do ramal, e a camionete vai cheia de mercadoria, quando chega em um trecho ruim para a camionete, o usuário descarrega o quadricíclo, engata a carretinha nele com a mercadoria que era transportada na camionete, levando para qualquer localidade intransitável, mesmo para camionetes 4x4. Na lida diária da fazenda, como distribuição de sal, ração ou mesmo materiais para reparos em cerca, o quadricíclo atende como nenhum outro, com o melhor custo benefício”, explicou Dias.

 

Clubes recreativos estão adotando o quadricíclo para manutenção dos gramados.

Entre outros acessórios, Dias falou ainda que a concessionária está buscando não só a venda dos quadricíclos, mas disponibilizando a venda de acessórios para o veículo, como guincho elétrico, bolsas térmicas, iluminação de alto padrão em led, kit de proteção de aço para a parte inferior do veículo e snokel para o sistema do filtro de ar, que permite o quadricíclo passar por áreas alagadas. Acessórios que agregam não só beleza externa mas a funcionalidade do veículo projetado para o trabalho fora da estrada.

 

Grupo Star disponibiliza modelo TRX 420 FourTrax com vários acessórios.

Emplacamento

Por falta de característica necessária para um emplacamento, os quadricíclos Honda não se enquadram dentro das especificações exigidas para a utilização de placa, assim como o seu uso em vias públicas do país, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito.

“A resolução de dezembro de 2015 tem gerado bastantes questionamentos, inclusive órgãos públicos, por exemplo a Polícia Militar de São Paulo nos solicitou informações a respeito do emplacamento dos quadricíclos. Não são todos os quadricíclos que podem ser emplacados, isto partiu após um concorrente trazer um veículo elétrico para o país e registrá-lo aqui como sendo um quadricíclo. Então esse carro elétrico conseguiu emplacar, mas nosso produto, assim como os das principais concorrentes, não foi projetado para transitar em vias públicas”, destacou Tiago Nascimento.

Tiago acrescentou ainda que de acordo com a resolução, para se emplacar um veículo, devem existir itens necessários, como cinto de segurança, pisca alerta, volante e não o guidão, os quais não são disponibilizados nos quadricíclos. “Até as últimas informações não temos conhecimento da Honda nem das principais concorrentes de que existem produtos comercializados no Brasil com estas características, com exceção da marca que trouxe o carro elétrico. Até que se venha uma nova diretriz, eles não serão emplacados”, pontuou.

Apesar do emplacamento ser uma forma de aumentar ainda mais o número de vendas, a Honda visualiza a segurança do condutor do produto que ela fabrica, entendendo que o veículo deve ser usado no lazer e trabalho mas não em vias públicas.

 

Os quadricíclos são amplamente utilizados para o lazer em estradas off-road.

Mais qualidade

Por fazer parte de um departamento responsável pela venda direta à frotistas, o consultor de vendas afirmou que os produtos de força e os quadricíclos da marca Honda estão bem à frente dos demais concorrentes, avaliados pela qualidade, pela dureza dos produtos, pela vida útil que eles têm, pela forma na qual se comportam diante dos desafios que os clientes submetem os produtos no dia a dia.

 

Usuário submete o quadricíclo nos mais variados terrenos transpondo obstáculos como nenhum outro veículo.

Concessionária padrão

A venda e serviços de pós-venda oferecidos por uma concessionária diz respeito à qualidade não só dos produtos, mas de diferencial com o cliente e para dar uma maior cobertura à venda e manutenção de quadricíclos no Acre, além da Star Motos, em Rio Branco, a Juruá Moto Center também estará habilitada para a realização dos serviços nos próximos dias.

“No Acre, a única concessionária até então habilitada para venda e consertos desses veículos era a Star Motos, mas estamos habilitando a concessionária de Cruzeiro do Sul para a venda, manutenção e pós-venda. Isso representa ficar mais perto do cliente e mostrar a preocupação da garantia não só do produto, mas do pós venda com a qualidade e padrão Honda, frisou Tiago Nascimento.

Movimento crescente

O empresário Osvaldo Dias agradeceu a visita do representante do departamento de vendas diretas da Honda no Acre, que apesar de o país estar vivendo um momento de crise, a empresa continua avançando. “O mês de julho foi uma oportunidade de vermos que saímos do fundo do poço sob o aspecto da economia do setor. Temos números praticamente fechados que mostram o crescimento em relação ao mês passado e que em junho já crescemos em relação ao mês de maio, ou seja, aquela fase mais crítica já passou. Estamos evoluindo”, explicou.

 

Onde encontrar o modelo

No Acre o modelo estará disponível em uma das lojas do Grupo Star (www.grupostar.net.br):

Star Motos - Via Chico Mendes, nº 929, Bairro Seis de Agosto, Rio Branco - AC, telefone: (68) 3302-3080.

Juruá Motocenter - Tv. Luiz Meirim Pedreira, nº 84, Bairro Centro, Cruzeiro do Sul – AC,  telefone: (68) 3302-7777.

Tag's: Honda, quadricíclo, TRX 420 FourTrax, Star Motos, Juruá Moto Center

Fonte: Acreaovivo.com


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Polícia 23/11/2017 21:48

Tentativa de homicídio causa pânico dentro de supermercado em Rio Branco

Acre 23/11/2017 21:13

Denúncias, lamentos, reivindicações e promessas marcam sessão solene na Aleac

Capital 23/11/2017 15:41

Deputada lança livro sobre ‘como ganhar eleições sem comprar votos’

Eventos 23/11/2017 15:29

Projeto VALILER reúne amantes da literatura na capital

Internacional 23/11/2017 15:13

Familiares de submarinistas recebem aos prantos notícia da explosão

Cultura 23/11/2017 15:06

Escritor lança literatura acreana ‘Sente-se! de Corpo e Alma’

XAPURI 23/11/2017 15:03

Zezinho é preso na Estrada da Borracha tentando levar cocaína para Xapuri

Cultura 23/11/2017 14:08

Programação da Semana do Hip Hop vai até domingo, 26 de novembro

EPITACIOLANDIA 23/11/2017 14:04

Motorista cochila ao volante e quase causa uma tragédia na BR 317

Política 23/11/2017 11:24

Deputado Lourival Marques ressalta primeira Feira de mel de abelha sem ferrão

Internacional 23/11/2017 11:21

Explosão pode explicar desaparecimento de submarino argentino

SENA MADUREIRA 23/11/2017 11:13

Padre Paolino - Vereador quer homenagear padre com feriado municipal

CRUZEIRO DO SUL 23/11/2017 11:06

41 casos de Aids são confirmados em Cruzeiro do Sul

Política 23/11/2017 11:05

Temer sanciona com vetos lei que cria novas regras para facilitar adoção

TARAUACA 23/11/2017 10:50

Dupla é presa com quase 4 kg de maconha prensada em Tarauacá

SENA MADUREIRA 23/11/2017 10:43

Caminhonete roubada em Rio Branco é recuperada em Sena Madureira

BRASILEIA 23/11/2017 10:30

Eleitores de Brasileia e Epitaciolândia que não comparecerem ao recadastramento biométrico terão o título cancelado

Economia 23/11/2017 09:43

Prévia da inflação oficial no acumulado até novembro é a menor desde 1998

FEIJO 23/11/2017 09:01

Deracre realiza manutenções na pista do aeródromo de Feijó

Economia 23/11/2017 08:58

Petrobras anuncia novo reajuste na gasolina; preço sobe 7% em dois dias