Sexta-Feira, 05 de Janeiro de 2018 às 11:35 - Atualizado em Sábado, 06 de Janeiro de 18 às 14:44

COMUNICAR ERRO

Geradora de energia realiza revezamento para abastecer três municípios do Acre e um do Amazonas

Devido ao incêndio na casa de máquinas da Usina Termoelétrica da Guascor do Brasil, em Cruzeiro do Sul, a Eletrobrás Distribuição Acre realiza revezamento no abastecimento de energia elétrica entre os bairros dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e o município de Guajará no Amazonas. O incêndio ocorreu na manhã da última quarta-feira (3).

De acordo com um Comunicado Oficial, equipes trabalham para normalizar o fornecimento de energia, já restabelecido em áreas prioritárias como o Hospital do Juruá, Maternidade e outras localidades na região.

Governo decreta expediente

A governadora em exercício Nazareth Araújo decretou na tarde dessa quinta-feira (4), expediente corrido das 7 às 13 horas nas repartições públicas estaduais localizadas nos municípios afetados pelo incêndio na empresa Guascor. O decreto segue por tempo indeterminado.

Ainda segundo a Eletrobrás Distribuição Acre em comunicação com o governo do Estado, não há previsão para a normalização da distribuição de energia nos municípios afetados.

“Houve uma solicitação da Eletrobras exatamente para que a gente pudesse colaborar com a questão da economia da energia elétrica, facilitando também o fornecimento de mais horas no rodízio de energia dos bairros desses locais, onde está havendo uma necessidade de racionamento de energia até que se restaure a normalidade do fornecimento”, disse a governadora em exercício.

No decreto, fica disposto ainda que o expediente corrido não se aplica ao Hospital das Clínicas de Cruzeiro do Sul e em todas as unidades de saúde do Estado no Juruá. O atendimento dos serviços públicos essenciais deverá ser garantido pelos órgãos e entidades da administração estadual por intermédio de escalas de serviço ou plantão.

Conheça os procedimentos para o ressarcimento de danos

Após o incêndio registrado na Base da Guascor em Cruzeiro do Sul, a energia elétrica no município tem oscilado frequentemente, mesmo com o revezamento realizado entre os bairros da cidade no fornecimento de energia. Muitos consumidores passaram mais de 24 horas sem energia em diversos bairros, e tiveram prejuízos imensuráveis. Os consumidores de energia elétrica que tiveram danos em equipamentos eletrônicos têm direito a solicitar o ressarcimento por causa de blecautes.

A Resolução nº. 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é que estabelece as regras para isso. Pela norma, os consumidores conectados em baixa tensão, como os residenciais, que porventura tenham tido aparelhos danificados por interrupção do fornecimento de energia devem procurar a distribuidora em até 90 dias para solicitar o ressarcimento.

Após analisar o pedido, a distribuidora terá prazo de 45 dias corridos para ressarcir o consumidor, caso se verifique relação entre o dano ao equipamento e a perturbação ocorrida no sistema. Dentro desse prazo, a concessionária tem até 10 dias para vistoriar o equipamento, até 15 dias, após a inspeção, para comunicar o resultado do pedido ao consumidor e mais 20 dias para efetuar o ressarcimento em dinheiro, conserto ou substituição do equipamento, se for o caso. Para eletrodomésticos usados na conservação de alimentos perecíveis, como geladeiras e freezers, a vistoria deve ocorrer em até um dia útil.

O consumidor poderá solicitar o procedimento por telefone, pela Internet ou pessoalmente nas agências de atendimento.  Caso a concessionária responda insatisfatoriamente ao pedido, o consumidor poderá recorrer à agência reguladora estadual conveniada ou, em último caso, à Ouvidoria da ANEEL, pelo telefone 167 ou pela página eletrônica da Agência. (DB/GL)

Leia o Comunicado Oficial na íntegra:

A Eletrobrás Distribuição Acre informa que, devido ao incêndio na casa de máquinas da Usina Termoelétrica da Guascor do Brasil, em Cruzeiro do Sul, ocorrido na manhã de quarta-feira 03/01, os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e o município de Guajará no Amazonas, encontram-se parcialmente sem o fornecimento de energia.

As equipes da Distribuidora e da Guascor do Brasil estão no local trabalhando para normalizar o fornecimento de energia, já restabelecido em áreas prioritárias como o Hospital do Juruá, Maternidade e outras localidades na região central da cidade Cruzeiro do Sul.

A Eletrobrás Distribuição Acre esclarece que está empenhada em atender emergencialmente as cidades atingidas, minimizando, portanto, os impactos na qualidade do fornecimento de energia para seus consumidores.

 

Tag's: Cruzeiro do Sul, Incêndio, Guascor, Energia elétrica, Interior, Munucípios

Fonte: Acreaovivo.com | Com informações do Juruá Online

Imagem contato WhatsApp Acreaovivo

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CRUZEIRO DO SUL 15/01/2018 10:34

Homem é encontrado morto com terçadada na cabeça no Ramal 2

CRUZEIRO DO SUL 15/01/2018 10:29

Corpo é enterrado por engano em Cruzeiro do Sul e família busca autorização para desenterrar

CRUZEIRO DO SUL 10/01/2018 10:38

Governo e Eletrobras tratam sobre restabelecimento de serviços no Juruá

CRUZEIRO DO SUL 10/01/2018 10:02

Moradores protocolam ação no MP para cancelar taxa de limpeza em Cruzeiro do Sul

CRUZEIRO DO SUL 09/01/2018 09:28

Dupla assalta loja de tintas e leva mais de R$ 1mil e celulares das vítimas

CRUZEIRO DO SUL 08/01/2018 16:15

Geradores são alugados para resolver problemas de energia em Cruzeiro do Sul

CRUZEIRO DO SUL 08/01/2018 08:45

‘Neguin’ é preso com escopeta no Remanso

CRUZEIRO DO SUL 06/01/2018 15:03

Em Cruzeiro do Sul, capacidade da Usina de energia sobe para 95%

CRUZEIRO DO SUL 05/01/2018 17:48

Comarcas do Juruá funcionam em expediente corrido após incêndio em termelétrica

CRUZEIRO DO SUL 05/01/2018 17:30

MP vai instaurar procedimento para apurar causa de incêndio na Base da Guascor

CRUZEIRO DO SUL 05/01/2018 17:19

Durante apagão, veículos colidem e um cai em barranco em Cruzeiro do Sul

CRUZEIRO DO SUL 05/01/2018 11:35

Geradora de energia realiza revezamento para abastecer três municípios do Acre e um do Amazonas

CRUZEIRO DO SUL 28/12/2017 09:59

Prefeitura de Cruzeiro do Sul assina ordem de serviço para reforma de 17 escolas da rede municipal

CRUZEIRO DO SUL 27/12/2017 13:46

Jovem de 18 anos é morto pelo padrasto na zona rural de Cruzeiro do Sul

CRUZEIRO DO SUL 26/12/2017 15:05

Aprovado pela Câmara, líderes comunitários pedem anulação de taxa de lixo

CRUZEIRO DO SUL 21/12/2017 14:32

Cinco são presos por furto, receptação e perturbação em Cruzeiro do Sul

CRUZEIRO DO SUL 20/12/2017 10:49

Comércio é assaltado pela 2ª vez em menos de 45 dias no Juruá

PUBLICIDADE
PUBLICIDADES