Rally Baja Inka inicia com grandes nomes do off-road em Paracas, Peru- Acreaovivo.com - TELEFONE: (68) 3224-8430 O evento faz parte do calendário da CODASUR FIA, Latino Americano FIM e brindará o campeão na categoria UTV/auto com o premio Dakar Challenge

Rally Baja Inka inicia com grandes nomes do off-road em Paracas, Peru

Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2017 às 13:56 - Atualizado em Quarta-Feira, 13 de Setembro de 17 às 16:17
COMUNICAR ERRO

O Rally Baja Inka 2017, segunda e última etapa do Campeonato ACP Baja Inka Mitsubishi Motors 2017, principal competição peruana off-road e uma das mais importantes da América Latina, acontece desde esta quarta-feira, 13, até o próximo domingo, 17/9, nas dunas de Paracas e Ica, 250km ao sul de Lima.

Cerca de 70 pilotos nas categorias moto, quadriciclo, UTV e auto se apresentam ao público e imprensa às 18h horas na avenida central do balneário de Paracas. As principais equipes mundiais, entre elas na categoria moto a Honda e Yamaha, com seus pilotos oficiais de fábrica, já estão acomodadas no “bivouac” (acampamento) do evento e realizam as preparações finais para competição. Pela manhã passaram pelas verificações técnicas e instalação do transmissor via satélite.

O evento faz parte do calendário da CODASUR FIA, Latino Americano FIM e brindará o campeão na categoria UTV/auto com o premio Dakar Challenge: uma inscrição gratuita ao Dakar 2018, estimada em valorizado em aproximadamente R$ 93 mil reais.

Essa competição é o principal ensaio para os pilotos que participarão do Dakar 2018, cuja largada será em Lima, Peru, em 6 de janeiro de 2018 e finaliza em Córdoba, na Argentina, duas semanas após.

Para Jesus Lopez, diretor da Alta Ruta 4x4 e um dos organizadores do evento, a expectativa é a melhor, pois os pilotos já estão se acomodando no bivouac, vêm fortes com suas equipes e terão um dos melhores circuitos de dunas do mundo. “Está tudo pronto para os melhores pilotos de 12 países acelerarem pelas dunas que se movem constantemente com o famoso vento Paracas, numa prova muito técnica, habilitando o Peru como um dos principais destinos para a prática do off-road mundial e a realização de rally cross country”, declarou ao Acreaovivo.com.

Principais pilotos e equipes

Os pilotos percorrerão mais de 1.000km em quatro etapas que exigirão não somente técnica e resistência dos pilotos como potência e a melhor preparação dos motores.

Na categoria motos, a Monster Energy Honda Team (equipe oficial Honda) chegou em busca da vitória no solo peruano com suas máxima referencias: Kevin Benavides (Artegentina), Paulo Gonçalves (Portugal) e Michael Metge (França), que certamente farão grandes disputas pelos menores tempos com a Yamalube Official Rally Team (equipe oficial Yamaha) com seus pilotos oficiais: Adrien Van Beveren (França), Xavier de Soultrait (França), Rodney Faggotter (Austrália) e Franco Caimi (Argentina). Mas os diversos pilotos não oficiais de fábricas podem surpreender como o campeão mundial júnior 2016 Ignacio Cornejo (Chile/KTM), o campeão Baja Inka 2016 Cristóbal Guldman (Chile/Kawasaki), o ‘Chavo’ Salvatierra (Bolívia) da equipe KTM/Bolívia, Gerard Farrers Guell (Espanha/KTM) e uma das principais expectativas do Peru, o piloto Felipe Rios, piloto avulso KTM, ao lado de seu compatriota Eduardo Heinrich.

“Estou bem preparado, sabendo que os melhores do mundo das equipes Honda e Yamaha estão aqui, mas venho para buscar o título. Minha equipe está melhor estruturada e a moto preparada para fazer uma grande prova”, declarou ao Acreaovivo.com o campeão mundial cross country Ignacio Cornejo, que venceu a primeira etapa da prova Baja Inka Asia, em maio passado mas quebrou no dia seguinte, deixando escapar o título.

Na categoria autos, o destaque no acampamento foi a chegada da Renault Duster Dakar Team (equipe oficial Renault) com seu piloto da marca Emiliano Spataro (Argentina), com uma grande carreta e caminhão de apoio,  e o chileno Fernando León e o navegador Lisandro Sisterna (Argentina) com seu protótipo com Toyota Tundra de 360cv e 1800kg. A aposta peruana é na dupla Nicolás Fuchs/Ive Bromberg (pilotos oficiais Mitsubishi/PE).

Entre os quadricíclos, os argentinos Pablo Copetti e Nicolás Cavigliasso (Yamaha) e o boliviano Walter Nosiglia (Honda) prometem grandes pegas. Finalmente, nos UTV’S, se destaca o Team Chile com os experientes Luis Eguiguren, Hernán Garcés e Francisco López.

A sentida ausência de equipes do Brasil representa o desperdício de oportunidade para uma adequada preparação para o Dakar 2018.

Baja Inka Mitsubishi Motors 2017 é um produto da Inka Top Sport Eventos, organizado em parceria com Automóvel Club Peruano e Cross Club Peru.

---

Texto e fotos: Cassiano Marques de Oliveira. Advogado, empresário e motociclista há alguns bons anos e quilômetros, tendo participado de dois Rallys dos Sertões, organizador de seis Rallys Bolpebra e participa do Baja Inka a convite dos organizadores do evento. 

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA AMPLIAR.

Tag's: Rally, Baja Inka, Motos, Quadri, UTV, Dakar, Peru

Fonte: Acreaovivo.com

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE